quinta-feira, 3 de março de 2011

Refeições diárias:

Devemos estabelecer horários regulares para as 4 ou 5 refeições diárias, ou seja, café-da-manhã, almoço, lanche e jantar e o leite antes de dormir. Devemos evitar que os filhos comam fora do horário, as famosas "boquinhas", principalmente de doces e merendas. Isso faz com que a criança tenha menos fome na hora da refeição, podendo também atrapalhar o processo digestivo da refeição anterior. Se o filho sentir fome no período entre as refeições, devemos rever a ementa, reequilibrando as refeições principais e acrescentando ao café-da-manhã e lanche-da-tarde alimentos agradáveis e divertidos sem esquecer o valor nutritivo, como iogurtes, bolachas e bolos caseiros, sumos de fruta, etc.
Devemos subdividir os pratos: em vez de fazer uma grande "papa", oferecer à criança porções separadas de arroz ou massa, de verduras ou legumes, de carne ou peixe... Pode acontecer que ela comece a recusar obstinadamente certos alimentos, estando a criar o seu próprio gosto alimentar, e que deve ser respeitado... (…) E para facilitar uma boa combinação de alimentos que ofereçam todas as substâncias nutritivas, devemo-nos lembrar sempre de escolher um item de cada um dos grupos alimentares: verduras, legumes, frutas, cereais, carnes e peixes, lacticínios. 
Não devemos esquecer de introduzir muita água e leite com baixo teor de gordura na alimentação infantil dos filhos. Evitar os refrigerantes açucarados e batidos de gelado com alto teor em gordura.



Quantidades:

Importância da sopa nas refeições:

A sopa é um belíssimo alimento, muito característico da nossa zona geográfica.
  •  Tem vitaminas e sais minerais, que não se perdem porque são mantidos água da cozedura;
  • Tem fibras;
  • A água é fervida e portanto destroem-se as bactérias;
  • Tem baixo valor calórico e, no entanto, "enche".
    Sopa de tomate
Para não desperdiçar nutrientes, aproveite o caldo em que são conservados os legumes, pois grande parte das vitaminas e outros nutrientes estão aí dissolvidos.
devemos servir sempre porções adequadas e pesar com frequência os filhos. Os alimentos açucarados ou aqueles que contêm ingredientes com alto teor de gordura devem geralmente ser evitados na alimentação infantil. Devemos propor lanches saudáveis, por exemplo legumes, frutas ou cereais integrais e permitir que comam bolachas com queijo e leite achocolatado com baixo teor de gordura. Finalmente, devemos verificar se o peso do nosso filho está a aumentar de forma normal, assim que ele cresce e realiza exercício físico com frequência. As actividades ao ar livre e uma dieta saudável são suficientes para fornecer às crianças a quantidade necessária de energia de que precisam para terem um organismo saudável.

Sem comentários:

Enviar um comentário