domingo, 6 de fevereiro de 2011

A Roda dos Alimentos:


O que é a Roda dos Alimentos?

A Roda dos Alimentos é uma imagem ou representação gráfica que ajuda a escolher e a combinar os alimentos que deverão fazer parte da alimentação diária. É um símbolo em forma de círculo que se divide em segmentos de diferentes tamanhos que se designam por Grupos e que reúnem alimentos com propriedades nutricionais semelhantes. A Roda dos Alimentos Portuguesa foi criada já em 1977 para a Campanha de Educação Alimentar “Saber comer é saber viver”. A evolução dos conhecimentos científicos e as diversas alterações na situação alimentar portuguesa conduziram à necessidade da sua reestruturação. A nova Roda dos Alimentos agora apresentada mantém o seu formato original, pois este é já facilmente identificado e associa-se ao prato vulgarmente utilizado. Por outro lado, e ao contrário da pirâmide, o círculo não hierarquiza os alimentos mas atribui-lhes igual importância. A subdivisão de alguns dos anteriores grupos e o estabelecimento de porções diárias equivalentes constituem as principais alterações implementadas nesta nova Roda dos Alimentos.



A nova Roda dos Alimentos é composta por 7 grupos de alimentos de diferentes dimensões, os quais indicam a proporção de peso com que cada um deles deve estar presente na alimentação diária:
Þ    Cereais e derivados, tubérculos – 28%
Þ    Hortícolas – 23%
Þ    Fruta – 20%
Þ    Lacticínios – 18%
Þ    Carnes, pescado e ovos – 5%
Þ    Leguminosas – 4%
Þ    Gorduras e óleos – 2%
Porções relativas a cada sector da Roda dos Alimentos que devem ser ingeridas diariamente

A água, não possuindo um grupo próprio, está também representada em todos eles, pois faz parte da constituição de quase todos os alimentos. Sendo a água imprescindível à vida, é fundamental que se beba em abundância diariamente. As necessidades de água podem variar entre 1,5 e 3 litros por dia. Cada um dos grupos apresenta funções e características nutricionais específicas, pelo que todos eles devem estar presentes na alimentação diária, não devendo ser substituídos entre si. Dentro de cada grupo estão reunidos alimentos nutricionalmente semelhantes, podendo e devendo ser regularmente substituídos uns pelos outros de modo a assegurar a necessária variedade.


Quais as mensagens transmitidas pela Roda dos Alimentos?
A Roda dos Alimentos transmite mensagens para uma alimentação saudável – completa, equilibrada e variada.
Alimentação completa – comer alimentos de cada grupo e beber água diariamente;
Alimentação equilibrada – comer maior quantidade de alimentos pertencentes aos grupos de maior dimensão e menor quantidade dos que se encontram nos grupos de menor dimensão, para ingerir o número de porções recomendado.
Alimentação variada – comer alimentos diferentes dentro de cada grupo, variando diariamente, semanalmente e nas diferentes épocas do ano.


Para manter a saúde, além de saber comer é necessário adoptar comportamentos e estilos de vida que favoreçam o equilíbrio do organismo. Usar métodos culinários saudáveis, que preservem ao máximo o valor nutritivo dos alimentos – preferir os cozidos, grelhados, assados na brasa e refogados com pouca gordura, aos fritos, guisados e assados no forno. Manter um peso adequado – consultar regularmente o médico e praticar diariamente uma actividade física moderada – ir a pé para a escola ou passear a pé, pelo menos, 30 minutos.



Actividades desenvolvidas e materiais utilizados na 2ª sessão:

Relatório das actividades desenvolvidas


Materiais utilizados:

Guião de trabalho com a aplicação

Ficha de pesquisa - Lacticínios e Carne, pescado e ovo

Ficha de pesquisa - Hortícolas e Leguminosas

Ficha de pesquisa - Cereais e derivados, tubérculos e Óleos e gorduras

Ficha de pesquisa - Frutas e Água

Puzzle - A roda dos alimentos

O Noddy explica a Roda dos Alimentos

Fotografias da 2ª sessão:





A importância de uma alimentação equilibrada e o impacto da publicidade no consumo infantil:

        O que é um alimento?

Bróculos
       Alimento é qualquer substância líquida ou sólida que proporciona ao organismo os nutrientes necessários. Os alimentos podem ser simples – constituídos em grande parte por um só nutriente, como o azeite – ou compostos – constituídos por vários nutrientes, como o leite ou queijo.
        Os alimentos contêm componentes que os seres vivos utilizam para realizarem as suas funções vitais – os nutrientes.
       O nutriente é uma substância alimentar que é absorvido e utilizado pelo organismo para a manutenção da vida. Uma vez incorporados no organismo, os nutrientes desempenham várias funções.

       
Qual a importância dos alimentos?

Pão

        Os alimentos permitem o crescimento, pois para se crescer é necessário que muitas células se formem. Um recém-nascido pesa 3 ou 4 quilos e, ao fim dos seis primeiros meses, duplica o seu peso, porque ingere alimentos. Depois o ritmo de crescimento diminui, mas pelos 10 – 12 anos volta a ter um crescimento rápido. Por volta dos 20 anos deixa de crescer.
        Os alimentos permitem a renovação das células (devido à cicatrização das feridas), o crescimento das unhas e cabelos.
        Além disso, os alimentos permitem o fornecimento de energia, pois qualquer actividade (física ou intelectual) gasta energia, embora umas gastem mais do que outras
         Os alimentos têm ainda a função de protecção do organismo contra doenças, porque alguns alimentos contêm substâncias que contribuem para aumentar a resistência do nosso organismo quando atingido por algumas doenças.
         Aos alimentos o organismo vai também buscar água e sais minerais para compensar as suas perdas (eliminamos, em média, 2,5 l de água por dia).

           
         A publicidade no consumo alimentar:

O consumidor deve ser ensinado a analisar criticamente as mensagens veiculadas pela comunicação social, porque nem sempre estas mensagens transmitem a realidade relativamente ao produto publicitado.

Laranja

A publicidade enganosa é uma afirmação parcial ou totalmente mentirosa sobre um produto ou serviço, atribuindo-lhe qualidades que não possui. Este tipo de publicidade pode induzir o consumidor em erro, com riscos para a sua saúde, como, por exemplo, consumir bebidas alcoólicas ou alimentos com elevado teor em sal, açúcar e gordura. O consumidor informado e responsável deve ler sempre o rótulo e escolher os produtos que não prejudiquem a sua saúde e melhorem a sua qualidade de vida. Muitas vezes, influenciados pela televisão, pela rádio e pelas revistas, os consumidores compram produtos que, na realidade, não têm nada as características que publicitam.

Salmão
Queijo


Actividades desenvolvidas e materiais utilizados na 1ª sessão:



Materiais utilizados:

Identificador nº 1

Identificador nº 2

Identificador nº 3

Identificador nº 4

Bilhete de passagem

Pré-teste

Alimento e Nutriente

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

"As crianças e a alimentação, hoje"

       A escolha por este tema "As crianças e a alimentação, hoje", foi um pouco difícil, na medida em que surgiram várias ideias intimamente relacionadas com aos nossos desejos pessoais e profissionais   para o futuro. A razão que nos motivou a escolher este tema prendeu-se, sobretudo, com o facto de a maioria dos elementos do grupo gostarem particularmente da área de enfermagem e o papel destes profissionais na promoção da saúde.
       Sujacente ao nosso projecto está o seguinte problema: como educar as crianças para uma alimentação equilibrada?. É objectivo deste trabalho responder a este problema e sensibilizar e aconselhar as crianças para uma alimentação saudável, de modo a que estas tenham um crescimento e desenvolvimento equilibrados.
       Para tal, decidimos realizar 6 sessões de esclarecimento acerca da temática para uma turma do 2º ano, da Escola EB1 Nº4 das Árvores de Vila Real.

       O nosso grupo é constituído pelos seguintes elementos:
  •        Cláudia Fernandes;
  •        Daniela Fernandes;
  •        Mário Azevedo;
  •        Natalina Varandas.
Grupo de trabalho

Logótipo do grupo