terça-feira, 5 de abril de 2011

Frutas e Vegetais:

Vegetais:

Uma mesa recheada de legumes e verduras pode evitar doenças provocadas pela falta de nutrientes. Quem consome grandes quantidades desses alimentos, garante o bom funcionamento do aparelho digestivo, diminui a possibilidade de desenvolver cancro, doenças do coração e outras doenças crónicas, assim como combate a obesidade.
Os vegetais devem-se comer crus ou pouco cozidos; são constituídos por glícidos não digestíveis, são ricos em vitamina e sais minerais (ferro e cálcio). As suas vitaminas hidrosolúveis (ferro, magnésio e fósforo) perdem-se na água da cozedura se esta não for aproveitada. Por esta razão, os vegetais devem comer-se crus ou pouco cozidos, no caso de se optar pela cozedura, ela deve ser feita no recipiente fechado.

 

Frutas:

As frutas além de serem deliciosas ainda exercem um papel importantíssimo no nosso organismo, pois são fontes de água, diversas vitaminas, sais minerais, frutose (que são os açucares naturais das frutas) e proteínas, de uma maneira bem equilibrada, sendo que a maioria das frutas são de baixas calorias e com preços, além de sabores e aromas deliciosos.

Actividades desenvolvidas e materiais utilizados na 5ª sessão:



Materiais utilizados:



FOTOS DOS JOGOS DA GLÓRIA ELABORADOS:






Vídeos retirados do YouTube acerca das Frutas e Vegetais:


Fotografias da 5ª sessão:



Açúcares, Gorduras e Sal:

O Sal:

O sal começou a ser utilizado na culinária pelo seu potencial sanitário, com um forte poder esterilizador, conservando os alimentos e impedindo a reprodução das bactérias, e não para dar sabor aos alimentos, como hoje em dia é utilizado. O único problema é o facto do nosso paladar se adaptar facilmente, fazendo com que o consumo se torne em excesso. Por este motivo hoje em dia o sal está associado a uma série de problemas de saúde, como é o caso da hipertensão.
No entanto o seu consumo é fundamental para a manutenção da nossa saúde, pois este encontra-se directamente ligado ao volume de fluidos que se encontram fora das células, e tudo que modifique a quantidade de sal afecta a retenção de líquidos, regulando as passagens de líquidos e substâncias pela membrana das células, mantendo assim desta forma a pressão osmótica. Além de ser importante para a transmissão de impulsos nervosos.
A recomendação para o consumo dos adultos deve ser de quatro a seis gramas de sal por dia já para as crianças e para os idosos essa quantidade deve ser menor.