O Sal:
O sal começou a ser utilizado na culinária pelo seu potencial sanitário, com um forte poder esterilizador, conservando os alimentos e impedindo a reprodução das bactérias, e não para dar sabor aos alimentos, como hoje em dia é utilizado. O único problema é o facto do nosso paladar se adaptar facilmente, fazendo com que o consumo se torne em excesso. Por este motivo hoje em dia o sal está associado a uma série de problemas de saúde, como é o caso da hipertensão.
No entanto o seu consumo é fundamental para a manutenção da nossa saúde, pois este encontra-se directamente ligado ao volume de fluidos que se encontram fora das células, e tudo que modifique a quantidade de sal afecta a retenção de líquidos, regulando as passagens de líquidos e substâncias pela membrana das células, mantendo assim desta forma a pressão osmótica. Além de ser importante para a transmissão de impulsos nervosos.
A recomendação para o consumo dos adultos deve ser de quatro a seis gramas de sal por dia já para as crianças e para os idosos essa quantidade deve ser menor.
Sem comentários:
Enviar um comentário